Pronto para, em condições de!!!

A habilidade de alcançar a vitória mudando e adaptando-se de acordo com o inimigo é chamada de genialidade.

-Sun Tzu

Desde os primórdios, desde o primeiro “babuíno” que resolveu andar de pé para aumentar a sua consciência situacional, aumentando assim o seu poder de avaliar as ameaças e oportunidades ao seu redor, nós, seres humanos, nos destacamos dos demais seres vivos presentes nesse planeta pela melhor capacidade em se adaptar às mudanças. Um homem adulto no auge de sua forma física, não consegue ser rápido o bastante, não enxerga bem em condições de iluminação precária, Possui olfato e audição insuficientes, não voa, não nada ou escala com eficiência. Um homem de biotipo médio no auge de sua força física, pode ser considerado até 4 vezes mais fraco que um chimpanzé, nosso parente mais próximo. O que nos capacitou à tornarmo-nos a espécie melhor sucedida habitando esse planeta, é a nossa capacidade de adaptação.

Chris Costa Leaves Magpul, Costa Ludus, Stickman Photos, Stickgunner, Military Times, Gear Scout Blog, Magpul Dynamics, Art of the Tactical Carbine, Costa Beard, Pyramyd Airsoft Blog, Tom Harris Media, Tominator

Chegado o século XXI, o “mundo tático” não ficou de fora da troca de informações de grande fluxo permitido pelos meios de comunicação mais modernos. Da noite pro dia surgiram centenas de instrutores com as mais variadas técnicas de combate, sendo que entre os mais famosos há pessoas que talvez nunca tenham enfrentado um combate de fato! Eis que chegamos no ponto à ser discutido…

Nunca antes visto na história desse país…

Em grupos de discussão, instruções, e conversas é comum escutarmos/lermos frases como: “eu vi os videos de um cara que é pica das galáxias!” ou “As técnicas ensinadas por ele não servem, o cara é fanfarrão demais!”

De certa maneira, eu hei de concordar que muitas técnicas empregadas/ensinadas visando possuir a “assinatura” de seu “criador”, acabam se tornando um tanto extravagantes. Ultimamente parece que há uma mentalidade de que a instrução só vale a pena se for completamente diferente de tudo que existe! Não digo que está completamente errado, porém como diz um amigo, “Instrutor” é a palavra mais prostituída do mundo (mas não entraremos nesse mérito)!

Por outro lado, temos um grupo de pessoas que nutrem uma extrema aversão à novidades. Não só no escopo tático, mas que desconfiam de qualquer aspecto novo inserido em seu convívio.

Existe técnica infalível?

Não é de hoje  que me questionam sobre dicas, táticas, estratégias e técnicas empregadas pelos PopStars dos tactical drills, e eu repito a máxima que todos já devem ter escutado: “Não existe solução definitiva, não existe técnica infalível!” Saindo um pouco do MilSim, que é o nosso escopo, se existisse um compêndio de “artes” à prova de falhas, não veríamos baixas entre as unidades mais especializadas. Portanto, se sobressai quem consegue dominar o maior número de alternativas e as adapta de acordo com a sua necessidade!
Improvise, Adapte-se, Supere”
 Muitas das técnicas empregadas no cenário Para Bellum podem ser perfeitamente aplicadas ao MilSim, porém o mesmo não ocorre em uma comparação contrária, portanto, nos ateremos somente ao segundo cenário!

Quando um operador/instrutor desenvolve uma variação, ou uma nova maneira de executar determinada ação, devemos ter em mente alguns aspectos antes de desenvolver uma crítica, como o Objetivo, o Teatro Operacional, a Necessidade de Emprego, a compatibilidade com o seu equipamento e o mais importante, o seu Nível de conhecimento. É muito fácil e conveniente desenvolver um comentário negativo de algo testado com leviandade, ou executado incorretamente!

Imagine-se perdido em uma cidade estrangeira. Quanto maior for o seu conhecimento de palavras em outros idiomas, mais chance você terá de se situar. Se souber formar frases em diversas línguas diferentes, é só questão de tempo para se safar! No MilSim não é diferente! Em um nicho onde todos conhecem o básico, quem procura aumentar o leque de conhecimento acerca das técnicas empregadas e como as melhor adaptá-las ao seu equipamento, consegue resultados mais eficientes!

Mas e a cambalhota daquele instrutor barbudinho super tático?

Bem, o que é válido para a realidade que ele propôs, talvez não seja para a sua realidade. No pior dos casos o cara poderá servir de exemplo de como não executar, mas procure conhecer de tudo um pouco, e de dominar tudo o que seu ambiente determina!

E lembre-se, se não está seguro para executar determinada ação, Não Faça!

Até a próxima! 😉

LimaBravo

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “Pronto para, em condições de!!!

  1. Excelente artigo!

    Esta eu vou guardar para as minhas aulas: “portanto se sobressai quem consegue dominar o maior número de alternativas e as adapta de acordo com a sua necessidade!”.

    Parabéns pelo Blog e continue mandando mais artigos!

    Grande abraço! URRA!!!

  2. Bom dia! Fui praticante de airsoft por muito tempo, mas tive que parar por motivos pessoais. Queria voltar à ativa. Ainda há uma equipe de vocês no DF? Se sim, como faço pra entrar em contato com eles, uma vez que não possuo facebook? Grande Abraço! Uma vez P.E., Sempre P.E.!

    • Boa tarde Fernando, tudo tranquilo?

      Encaminhei a tua mensagem na nossa fanpage aos responsáveis pelo 61st RqS. Agradeço o contato!

      Forte abraço!

      LimaBravo

  3. Saudações, meu amigo.
    Muito bom ver que a CSAR Pararescue ainda está ativa sem se desviar dos caminhos ora criticados por muitos tempos atrás. Só não curti o YouTube com apenas 5 vídeos, rs.
    Excelente artigo e abordagem dos temas, como sempre.
    Grande abraço.

    • Bom dia meu amigo, quanto tempo!

      “Os cães ladram mas a caravana não para!”

      Sobre os videos, mudaremos isso em breve!

      Forte abraço!

      Att,
      LimaBravo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: