Análise do filme Lone Survivor

Lone-Survivor

De tempos em tempos Hollywood nos enche de propaganda, afirmando com veemência que o Filme X é o melhor filme de Guerra desde o Filme Y e por aí vai, só que na grande maioria dos casos a realidade não condiz com a propaganda! Mas dessa vez fui surpreendido muito positivamente falando!

Esqueçam títulos como o The Hurtlocker,  Act of Valor, Forces Especiales e até mesmo o afamado Zero Dark Thirty. Para nós, Geardos, viciados por reencenação militar e loucos por filmes de Guerra, o Lone Survivor está um passo adiante de todos os filmes lançados recentemente sobre o assunto.

Logo de inicio vemos a equipe C-SAR da USAF lutando para manter o protagonista vivo, cena que na hora me lembrou de cara os procedimentos executados no seriado Inside Combat Rescue. Em seguida uma coletânea de cenas do Documentário sobre o NAVY SEAL BUD/S UDT Indocrination nos mostra um pouco do que os operadores passam para se tornar um NAVY SEAL. Então temos um pouco da rotina dos operadores na Base Aérea de Bagram, onde conhecemos um pouco sobre os personagens e podemos ver fotos dos operadores reais. Logo após darem inicio a Op. Red Wings, temos frenesi de cenas de ação e combate que elevam a tensão ao máximo até o final do filme!Lone-Survivor-Movie

Dirigido por Peter Berg, o filme é baseado no livro homônimo escrito por Marcus Lutrell sobrevivente da Operação Red Wings. Lutrell e sua equipe de quatro Navy Seals liderados pelo Tenente Micheal P. Murphy foram encarregados da 1ª fase da Operação, que consistia em realizar o reconhecimento e descobrir a localização de Ahmad Shah, um proeminente líder tribal afiliado ao Taleban, responsável pela morte dezenas de Marines que operavam na região de Kunar, Afeganistão (evitarei maiores detalhes para não gerar Spoilers desnecessários).Lone-Survivor-ss-33b
O filme em si é um deleite aos olhos de um Geardo fanático. Equipamentos cuidadosamente escolhidos, muito bem ajustados, cada fita isolante e gambiarra tática se encontra exatamente onde esperamos! E isso não ocorre somente com os SEALS, desde Rangers até PJ’s foram minuciosamente estudados para figurarem na obra.

Sinceramente desconheço um filme onde o “linguajar”, siglas e jargões militares foram tão bem utilizados! Para um leigo, será complicado entender alguns diálogos principalmente quando terminam em siglas como “TIC” (Troops in contact) ou “RTB” (Returning to Base). Nos não raros momentos de combate podemos desfrutar de uma obra prima de cenas do tipo. A consultoria militar para esse filme foi estupenda, mostrando que não é necessário contratar Navy SEALS reais para atuar em um filme de Guerra (Ideia do fracasso Act of Valor), os quatro atores realmente sabiam o que estavam fazendo quando pressionavam o gatilho!

Gostaria de elogiar as cenas finais dos personagens “Axe” e “Mike” (Mathew Axelson e Michael P. Murphy), desde a tentativa frustrada de resgate do piloto Mike Durant no filme Falcão Negro em Perigo, onde os D-Boys Gary Gordon e Randy Shughart perderam as suas vidas, não me sentia tão tenso vendo um filme! Cenas que inclusive tornaram a atuação de Mark Wahlberg um tanto apagada!Film Title: Lone Survivor
Juro que não levei em consideração a publicidade do Lone Survivor quando disseram que era  o melhor filme de Guerra desde O Resgate do Soldado Ryan, mas agora tenho certeza que o filme de Peter Berg reinará junto com outros títulos do gênero por muitos anos ainda!!!
LoneS
Trailer oficial:


PS: Não sou crítico de cinema e nem pretendo ser, mas valeu muito a pena assistir e o verei novamente quando estrear no cinema!!!

PS²: Será que me deixariam entrar na sala de exibição completamente equipado? rs

Anúncios

Um pensamento sobre “Análise do filme Lone Survivor

  1. Perfeito Leandro. É isso aí mesmo.
    O filme todo é impecável. Não posso deixar de citar as cenas em que Luttrel aparece, meio deslocado, meio triste, mas tá lá, prestando a última homenagem à todos que pereceram naquele dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: